segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

C

Cálcio: medicamento formador dos ossos. A ingestão de cálcio diária é fundamental para quem retira da glândula tireóide.
Câncer: é o nome de um grupo de mais de cem doenças. O câncer começa quando mutações genéticas levam a uma produção anormal de substâncias que estimulam o crescimento celular desordeado e à formação de vasos sangüíneos no tumor, destruindo tecidos próximos, podendo se espalhar (metástase). Quanto mais precocemente o câncer é detectado, melhor o prognóstico.
Câncer de tireóide: tumor maligno da glândula tireóide, que se apresenta de 4 tipos: papilífero, folicular, medular e anaplásico. Saiba mais em http://www.cancerdetireoide.org.br/
Carcinoma: tumor maligno com tendências a invadir as estruturas próximas e a produzir metástase. Quando o câncer começa na pele, na mucosa, no tubo disgestivo ou numa glândula (tipo tireóide), na mama ou na próstata.
Células neoplásicas malignas: o mesmo que câncer.
Cinomel: marca de T3.
Cintilografia: exame de imagem que serve para investigar problemas da tireóide, principalmente nódulos. O paciente ingere pequena dose de iodoradioativo para que seja feito o mapeamento da glândula tireóide.
Cirurgião de Cabeça e Pescoço: especialista que faz a cirurgia de extração da tireóide. Normalmente este especialista é também otorrinolaringologista.
CNEN: Conselho Nacional de Energia Nuclear, responsável pelo controle, armazenamento e transporte de substâncias radioativas. Órgão governamental que estabelece normas de radioproteção.
Colecalciferol: vitamina D, necessária para a fixação do cálcio nos ossos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário